domingo, 11 de dezembro de 2011

"Karl Marx tinha razão"(Nouriel Roubini)

-->
A frase titulo é de Nouriel Roubini em entrevista ao Wall Street Journal, em 11 de agosto de 2011 - vide url de acesso ao vídeo, de 22 minutos, com a íntegra da entrevista ao final da postagem – onde fala dos riscos de uma recessão global. Roubini é o economista de origem turca (Istambul, março/1959) que ficou conhecido como “Dr. Catástrofe” ao prever a crise de 2008, no início dos anos 2.000. Selecionei um trecho onde ele se refere à “autodestruição” do capitalismo, Roubini se refere, ainda, ao déficit brutal criado pela administração Bush e herdada por Obama.
“Karl Marx tinha razão. Em algum momento, o capitalismo pode se auto-destruir. Você não pode continuar a mudar os rendimentos do trabalho para o capital, sem ter um excesso de capacidade e falta de demanda agregada. Foi o que aconteceu. Nós pensamos que os mercados funcionaram. Eles não estão funcionando. O individual pode ser racional. Mas, a empresa, para sobreviver e prosperar,  empurra os custos do trabalho mais e mais para baixo, e os custos da mão de obra repercutem na renda e no  consumo. E, por isso, é um processo auto-destrutivo.” Vide a íntegra da entrevista no link abaixo:

4 comentários:

  1. Marx definiu muito bem que o capitalismo é autofágico e que, sem a evolução para um modelo mais socializado, seu destino seria a destruição da civilização humana. Pena que a teoria dele tenha privilegiado a tal da ‘ditadura do proletariado’, uma verdadeira excrescência que motivou o genocídio em muitos países.

    Gustavo Gomes de Matos

    ResponderExcluir
  2. Caro Gustavo,
    Concordo amplamente com vc. Não por outra razão, o lema do blog é "Dr. Marx: genial no diagnóstico, catastrófico no receituário".As "ditaduras do proletariado" nunca conduziram nenhuma nação ao socialismo. A URSS e a China, para ficar nos dois exemplos, nunca passaram da fase de "capitalismo de estado". O caminho para o real socialismo será sempre a democracia.

    ResponderExcluir
  3. Descordo,é preciso sair do Marx economico e ir para o filosófico para entender o que é ditadura do proletariado.

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que abandonei o Marx econômico e migrei para o filosófico....Mas fica a certeza de que ditadura não é caminho para nada duradouro. O único caminho para a evolução social é a democracia radical. E democracia radical significa a constante extensão das cadeias de equivalência - uma forma de mobilização politica.

    ResponderExcluir