sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O primeiro aniversário da Comuna.


Reunião do Conselho Geral da Internacional, em 20 de fevereiro de 1872, acolheu a sugestão de George Jung ( não confundir com o Carl !!!) de promover um comício em 18 de março para celebrar o 1º aniversário da Comuna de Paris. Porém, na última hora, o dono do local onde ocorreria o evento se negou a ceder o imóvel. Mesmo assim, uma reunião foi realizada para comemorar o aniversário da primeira revolução proletária e foram adotadas as 3 resoluções redigidas por Marx:
“A reunião para celebrar o aniversário do 18 de Março de 1871 tomou as seguintes resoluções:
I
Considera o glorioso movimento inaugurado em 18 de Março como a aurora da grande revolução social que libertará para sempre a humanidade do regime das classes.
II
Declara que as inépcias e os crimes das classes burguesas, unidas em toda a Europa no seu ódio aos trabalhadores, condenaram à morte a velha sociedade, quaisquer que sejam as suas formas de governo, monárquicas ou republicanas.
III
Proclama que a cruzada de todos os governos contra a Internacional e o terrorismo, tanto dos assassinos de Versalhes, assim como o dos seus vencedores prussianos, comprovam a inabilidade dos seus êxitos e afirmam a presença do exército ameaçador do proletariado universal por detrás da sua heróica vanguarda esmagada pelas forças combinadas de Thiers e de Guillaume.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário