sábado, 3 de dezembro de 2011

1848. O ano do Manifesto e das irmãs Fox.



O site Pensamento Social Espírita publica, em janeiro de 2011, um interessante e didático estudo de Ricardo Nunes intitulado “Breve Estudo Comparativo sobre a Reflexão Socialista de Léon Denis e Manuel Porteiro”. Denis foi o grande ideólogo do espiritismo da geração pós Kardec, socialista, mas crítico do velho Karl, afirma que “Espiritismo e Socialismo estão unidos por laços estreitos, visto que um oferece ao outro o que lhe falta a mais...”
 Segue abaixo o texto introdutório do Estudo e a url para acessar a íntegra.

“Ao século 19 coube a honra de ver o surgimento de duas poderosas filosofias, as quais iriam influenciar profundamente o século seguinte: o Espiritismo e o Marxismo. Curiosamente, o ano de 1848 foi determinante para estas duas doutrinas filosóficas, uma vez que é justamente no referido ano que surge o famoso “Manifesto Comunista”, de Marx e Engels, sendo que, na mesma data, no vilarejo de Hydesville, Estado de Nova York - EUA, se estabelece a comunicação dos espíritos com os homens na era moderna através das irmãs Fox.

Marxismo e Espiritismo, filosofias com pretensões científicas, verdadeiramente revolucionárias no que tange à compreensão do homem e do mundo. Doutrinas de ruptura com o passado, tanto no que diz respeito a um inédito entendimento da vida do homem em sociedade, em seus aspectos políticos, econômicos e sociais, quanto no que se refere a uma nova concepção da natureza humana, na qual o aspecto espiritual, no caso do Espiritismo, é positivamente demonstrado e reconhecido como componente essencial do ser. “
Para ler a íntegra acesse: http://www.viasantos.com/pense/arquivo/1317.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário