quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A teoria de Marx tornou-se antiquada?


Em 1939, às vésperas da guerra, Trotsky lança “O Marxismo em nosso tempo – O pensamento vivo de Karl Marx”. Na introdução, informa que o objetivo do livro seria expor, “de forma resumida, as doutrinas econômicas fundamentais, segundo as próprias palavras de Marx”. Selecionei um capítulo – título desta postagem – onde critica o “revisionismo” de Werner Sombart (1863-1941), marxista que, no final da vida, converteu-se ao facismo.

“As questões da concorrência, da concentração da riqueza e do monopólio levam naturalmente à questão de que se em nossa época a teoria econômica de Marx não teria apenas um simples interesse histórico — como, por exemplo, a teoria de Adam Smith — ou se continua tendo verdadeira importância. O critério para responder a essa pergunta é simples: se a teoria. considera corretamente o curso da evolução e prevê o futuro melhor que as outras teorias, continua sendo a teoria mais avançada de nossa época, embora já tenha muitos anos de idade.
O famoso economista alemão Werner Sombart, que era virtualmente um marxista no início de sua carreira mas que depois revisou todos os aspectos mais revolucionários da doutrina de Marx, contrapôs a O Capital de Marx seu Capitalismo, provavelmente a mais conhecida exposição apologética da economia burguesa dos últimos tempos. Sombart escreveu:
“Karl Marx profetizou: primeiro, a miséria crescente dos trabalhadores assalariados; segundo, a ‘concentração’ geral, com o desaparecimento da classe de artesãos e lavradores; terceiro, o colapso catastrófico do capitalismo. Nada disso aconteceu”.
A estes prognósticos equivocados, Sombart contrapõe seus próprios prognósticos “estritamente científicos”.
“O capitalismo subsistirá — segundo ele — para transformar-se internamente na mesma direção em que já começou a transformar-se na época do seu apogeu: quanto mais vai ficando velho, mais e mais vai ficando tranqüilo, sossegado, razoável”.
Tentemos verificar, embora apenas nas suas linhas mais gerais, qual dos dois está com a razão: Marx, com sua idéia da catástrofe, ou Sombart, que em nome de toda economia burguesa prometeu que as coisas se arranjariam de uma forma “tranqüila, sossegada e razoável”. O leitor há de convir que o assunto é digno de estudo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário