sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Marxismo nos Estados Unidos.


Em 1939, às vésperas da guerra, Trotsky lança “O Marxismo em nosso tempo – O pensamento vivo de Karl Marx”. Selecionei trechos de um capítulo – título desta postagem – onde Trotsky afirma que John L.Lewis (1880-1969), líder trabalhista norte-americano, seria mais conservador que Roosevelt e que o cristianismo foi importado pelos EUA juntamente com os logaritmos e a poesia de Shakespeare. Classifica os marxistas estadunidenses do passado em 3 tipos e profetiza que “os melhores teóricos do marxismo aparecerão em solo americano”. Será que a profecia se referia ao Prof. Moishe Postone da Chicago University, que nasceria, no Canadá, 3 anos depois (1942) ? Pra quem ainda não conhece Postone, vale assistir um trecho de sua palestra ( ou as 5 partes) no Congrés Marx International V, de outubro de 2007: http://www.youtube.com/watch?v=apbqa3TSuZU

“A república norte-americana foi mais longe que outros países na esfera da técnica e da organização da produção. Não só os estadunidenses, mas a humanidade inteira contribuiu para isso. No entanto, as diversas fases do processo social numa e mesma nação têm ritmos diferentes que dependem de condições históricas especiais. Enquanto os Estados Unidos gozam de uma tremenda superioridade tecnológica, seu pensamento econômico se encontra extremamente atrasado tanto à direita quanto à esquerda. John L. Lewis tem quase as mesmas opiniões que Franklin D. Roosevelt. Se levarmos em conta a natureza de sua missão, a função social de Lewis é incomparavelmente mais conservadora, para não dizer reacionária, que a de Roosevelt. Em certos círculos estadunidenses existe uma tendência a repudiar esta ou aquela teoria radical sem o menor indício de crítica científica, com a simples afirmação de que é “antiamericana”. Mas onde se pode encontrar o critério diferenciador? O cristianismo foi importado pelos Estados Unidos juntamente com os logaritmos, a poesia de Shakespeare,  as noções de direitos humanos e do cidadão e outros produtos não menos importantes do pensamento humano. O marxismo se encontra hoje na mesma categoria.
.....................................................................................................................
Ao mesmo tempo, a doutrina econômica de Marx adquiriu uma viabilidade peculiar, especialmente no que diz respeito aos Estados Unidos, embora O Capital se apoie num material internacional, preponderantemente inglês em seus fundamentos teóricos, numa análise do capitalismo puro, do capitalismo em geral, do capitalismo como tal. Indubitavelmente, o capitalismo que se desenvolveu nas terras virgens já históricas da América é o que mais se aproxima desse tipo ideal de capitalismo.
...................................................... a América se desenvolveu economicamente não de acordo com os princípios de Jefferson, e sim de acordo com as leis de Marx. Ao se reconhecer isso se ofende tão pouco o amor-próprio nacional tanto como ao reconhecer que a América gira em torno do sol segundo as leis de Copérnico. O “Capital” oferece uma diagnose exata da doença e um prognóstico insubstituível. Neste sentido, a teoria de Marx está muito mais impregnada do novo “americanismo” que as idéias de Hoover e Roosevelt, de Green e de Lewis.
.................................................................................................
É certo que no passado houve marxistas nos Estados Unidos, mas era um estranho tipo de marxistas, ou melhor, três tipos estranhos de marxistas. Em primeiro lugar, encontrava-se a casta de emigrados europeus, que fizeram tudo o que puderam, mas não encontraram resposta; em segundo lugar, os grupos de estadunidenses isolados, como os Leonistas, que no curso dos acontecimentos e em conseqüência de seus próprios erros, converteram-se em seitas; em terceiro lugar, os aficionados atraídos pela Revolução de Outubro e que simpatizavam com o marxismo como uma teoria exótica que tinha muito pouco a ver com os Estados Unidos. Seu tempo já passou. .................................................................
Os melhores teóricos do marxismo aparecerão em solo americano. Marx será o mentor dos trabalhadores estadunidenses avançados. Para eles esta exposição abreviada do primeiro volume constituirá apenas o primeiro passo para o Marx completo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário