quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Marxismo e Espiritismo.


Em 1969, Jocob Holzmann Netto (1934-1994) publica o livro com o titulo acima, que , em 1970, tem sua edição digital do PENSE – Pensamento Social Espírita  (viasantos,com/pense). Segue um trecho interessante em que o autor reduz o “socialismo científico” ao estágio da  ciência no tempo de Marx.

“Karl Marx, ao erigir o socialismo que ele classificou de científico em contraposição ao socialismo utópico de seus precursores, julgou ser irreconciliável o socialismo com a realidade espiritual do homem; contudo, ao contrário do que ele supôs, o materialismo não          é de modo algum essencial nem ao socialismo e nem à ciência, e é mesmo uma lástima que a palavra socialismo esteja hoje comprometida com a ideologia marxista como um todo, pois que a comunidade de bens, ou propriedade coletiva, antes que ao marxismo pertence, como sistema social,ao primitivo cristianismo. Marx e Engels criaram o socialismo científico sobre os alicerces          da ciência de sua época; por isso, suas teorias assumiram uma forma necessariamente materialista. Aplicando-se unicamente à consideração do mundo material, que é apenas um dos aspectos da realidade, a ciência do século XIX foi materialista e, além de materialista, foi também dogmática, como dogmático é o marxismo. Hoje, porém, a ciência enfrenta problemas e enigmas antes insuspeitados e que a forçam a abandonar sua crença acentuadamente materialista: a técnica moderna pôs o homem em contacto com aspectos novos da realidade e, em face da Física quântica e da teoria da relatividade, até o conceito clássico de matéria perde seu sentido e sua razão de ser; a Medicina é agora psicossomática; tanto a Biologia quanto a Psicologia tiveram de se defrontar com a realidade da psique, que se expressa além da conduta e dos processos fisiológicos; e a Parapsicologia, provando que a mente transcende a matéria e independe de suas leis, está a um passo de admitir, por decorrência lógica de suas premissas, a sobrevivência do psíquico ao material. Despojada assim do dogma do materialismo absoluto, a ciência moderna deslegitima o marxismo como base única e indiscutível para o socialismo.”

2 comentários:

  1. Tenho a mais absoluta certeza de que leu a reportagem de capa --- elaborada pelo jornalista Cyro Andrade --- da edição de ontem da revista semanal do Valor.

    Partindo desta presunção [juris et de jure, smj], gostaria de trocar algumas rápidas idéias acerca da matéria c/ V.Exa.

    Qndo puder, será um prazer.

    Abs,

    BR

    ResponderExcluir
  2. Caro BR,
    Hoje, 26/11/11 postei uma chamada para a materia do Cyro Andrade.
    Trocaremos ideias sobre a reportagem.
    abs
    elysio

    ResponderExcluir