sexta-feira, 22 de julho de 2011

Marx e o poder do dinheiro.


Quatro anos antes do “Manifesto”, entre abril e agosto de 1844, Marx escreve os “Manuscritos Econômicos-Filosóficos”. No terceiro manuscrito faz uma observação, cuja validade resistiu aos dois séculos, sobre o poder  do dinheiro :  “sou feio mas posso comprar a mais bela mulher”. Segue um aperitivo, mas vale conhecer a íntegra: www.marxists.org/portugues/marx/1844/ manuscritos/ cap06. htm
“O que existe para mim através do dinheiro, aquilo por que eu posso pagar ( o que o dinheiro pode comprar), tudo isso sou eu, o possuidor de meu dinheiro. Meu próprio poder é tão grande quanto o dele. As propriedades do dinheiro são as minhas próprias (do possuidor) propriedades e faculdades. O que eu sou e posso fazer, portanto, não depende absolutamente de minha individualidade. Sou feio, mas posso comprar a mais bela mulher para mim. Consequentemente, não sou feio, pois o efeito da feiúra, seu poder de repulsa, é anulado pelo dinheiro. Como indivíduo sou coxo, mas o dinheiro proporciona-me vinte e quatro pernas; logo, não sou coxo. Sou um homem detestável, sem princípios, sem escrúpulos e estúpido, mas o dinheiro é acatado e assim também o seu possuidor. O dinheiro é o bem supremo, e por isso seu possuidor é bom. Além do mais, o dinheiro poupa-me do trabalho de ser desonesto; por conseguinte, sou presumivelmente honesto. Sou estúpido, mas como o dinheiro é o verdadeiro cérebro de tudo, como poderá seu possuidor ser estúpido? Outrossim, ele pode comprar pessoas talentosas para seu serviço e não é mais talentoso que os talentosos aquele que pode mandar neles? Eu, que posso ter, mediante o poder do dinheiro, tudo que o coração humano deseja, não possuo então todas as habilidades humanas? Não transforma meu dinheiro, então, todas as minhas incapacidades em seus contrários?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário