segunda-feira, 4 de julho de 2011

BBC. O maior pensador do milênio 2.


Em setembro de 1999, a BBC promoveu enquete para indicar os maiores pensadores do milênio. Pra variar, o 1º da lista é o velho Karl. No mês seguinte, o Senador Lauro Campos do PT/DF subiu à tribuna do senado para comentar a enquete:

“Eu queria apenas prestar, com estas palavras improvisadas, uma homenagem àquele que, felizmente, eu ainda vivi o suficiente para ver reconhecido, nessa pesquisa isenta da BBC de Londres, via Internet, escolhido, coroado como o cérebro do milênio.
O filósofo Moses, na Alemanha, escreveu uma carta para um seu amigo dizendo: "Finalmente, você vai ter oportunidade de conhecer Marx. Marx não é apenas Heráclito; ele é Heráclito e Hegel superados; Marx não é apenas Sócrates; Marx é Sócrates superado". E assim por diante. Marx tinha 24 anos de idade.
Parece-me que ninguém, neste milênio e nessa idade, recebeu esses elogios. E era como se ele não tivesse acreditado nesses elogios.
Ele não dormiu sobre os louros, preferiu dormir sobre os livros que lia, deitado no chão de sua casa ou na biblioteca de Londres.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário