domingo, 10 de julho de 2011

Luta de classes e luta política.


Em 1847, na flor de seus 29 anos, Marx produz uma reflexão sobre luta de classe e luta política, onde afirma que “uma classe oprimida é a condição vital de toda sociedade fundada no antagonismo entre classes”. Assim, a libertação da classe oprimida se daria pela criação de uma nova sociedade. Uma nova sociedade onde todas as classes seriam abolidas, assim como o poder político. A seguir, detalhes da utopia:
“A classe laboriosa substituirá, no curso do seu desenvolvimento, a antiga sociedade civil por uma associação que excluirá as classes e seu antagonismo, e não haverá mais poder político propriamente dito, já que o poder político é o resumo oficial do antagonismo na sociedade civil.
Entretanto, o antagonismo entre o proletariado e a burguesia é uma luta de uma classe contra outra, luta que, levada à sua expressão mais alta, é uma revolução total. [...] Não se diga que o movimento social exclui o movimento político. Não há, jamais, movimento político que não seja, ao mesmo tempo, social.
Somente numa ordem de coisas em que não existam mais classes e antagonismos entre classes as evoluções sociais deixarão de ser revoluções políticas. Até lá, às vésperas de cada reorganização geral da sociedade, a última palavra da ciência social será sempre: "O combate ou a morte: a luta sanguinária ou nada. É assim que a questão está irresistivelmente posta". “

Nenhum comentário:

Postar um comentário