segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Estética Marxista e o Surrealismo de Breton.


O Prof. Marcelo da Rocha Silveira constrói um interessante “Trabalho de Estética” sobre a convergência de pensamento do criador do Surrealismo com as teses do velho Karl. Breton foi membro do PCF e aliado explícito de Trotsky. Vide dois trecho do trabalho. Íntegra em: www.scribd.com/doc/49505957/Trabalho-de-Estetica-Marxista-e-Surrealismo

“A convergência de ideais e pensamentos das teorias de Marx e Breton não é apenas coincidência.Ambos possuíram as influências do pensamento hegeliano e enfrentaram problemas sociais semelhantes, e também procuraram combater a alienação provocada pelos valores burgueses do século XIX e XX. Sem ignorar o fato de Marx também ter sido fundamental na formação de Breton.”

“Para nós, uma aliança moderada entre estas duas vanguardas (realismo e surrealismo) melhor conformariam os objetivos de uma arte de cunho social (proposta marxista), já que o realismo evidenciaria os males a serem combatidos de maneira verdadeiramente eficiente. Ao passo que o surrealismo ajudaria com alternativas mais criativas,mostrando que sonhar é preciso e que o ilusório também existe. Essa aliança traria benefícios as duas artes, resultando em uma arte que reconcilia o homem à sua natureza e o integra em um todo. Surgiria deste casamento uma arte mais racionalmente emocional. Visto que o próprio homem não consegue se abster de apenas uma dessas duas características,  suas criações devem refleti-lo.”
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário