segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Marx e Darwin.


Marx leu "A Origem das Espécies” em 1860, quase um ano depois da obra tornar-se o primeiro best-seller da literatura científica da idade moderna. Encantado com a tese do evolucionismo escreve a Engels que o livro continha ''a base de história natural para nossa visão'' – a teoria do materialismo dialético –, que tinha desmontado a teologia, e que fora escrito à ''maneira inglesa crua de apresentação''. Em carta a Lassalle, comenta que ''o livro de Darwin é muito importante e me serve de base, na ciência natural, para a luta de classes na história''. Meses depois, em nova carta a Engels, registra uma crítica dessa obra de Darwin, tendo como pressuposto a sociedade vitoriana: ''É notável como Darwin reconhece entre animais e plantas sua sociedade inglesa com sua divisão de trabalho, competição, abertura de novos mercados, 'invenções' e a 'luta pela existência' malthusiana. É o 'bellum omnium contra ommnes' (guerra de todos contra todos) de Hobbes, e lembra a Fenomenologia de Hegel onde a sociedade civil é descrita como um 'reino animal e espiritual', enquanto em Darwin o reino animal figura como sociedade civil''.
Em 1873, envia ao cientista inglês um exemplar de “O Capital”. E Darwin agradece o envio: ''Agradeço-lhe por ter-me honrado com a remessa de sua grande obra sobre o capital, e, de todo o coração, gostaria de ser mais digno de recebê-la, tendo uma compreensão melhor do tema profundo e importante da economia política. Conquanto nossos estudos tenham sido muito diferentes, creio que ambos desejamos sinceramente a ampliação do saber e, a longo prazo, é certo que isso contribuirá para a felicidade da humanidade''.
A versão de que Marx teria manifestado o desejo de dedicar o segundo volume de “O Capital” a Darwin e que ele recusara a homenagem por “impedimentos familiares” – sua mulher Emma era muito religiosa – parece falsa.
 A confusão teria sido gerada por uma carta que  Darwin escreveu a Edward B. Aveling – que, pouco tempo depois casaria com Jenny, filha de Marx - recusando a dedicatória que Aveling, faria para ele no folheto Darwin para estudantes.
Diante da sepultura de Marx, Engels faz a seguinte afirmativa : "Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento da natureza orgânica, Marx descobriu a lei do desenvolvimento da história humana"

Nenhum comentário:

Postar um comentário