sábado, 20 de agosto de 2011

FORMEN.Formações Econômicas Pré-Capitalistas. Parte 2


As notas de Marx (1857/58) sobre as FORMAS QUE PRECEDERAM A PRODUÇÃO CAPITALISTA ( Formen die der Kapitalistischen Produktion), comumente identificadas por FORMEN, usam uma linguagem simples e de fácil entendimento. Selecionei um pequeno e, quase Ingênuo, trecho sobre a origem da “dominação capitalista”.
“ Historicamente, o dinheiro é muitas vezes transformado em capital de um modo muito simples e óbvio. Assim, o comerciante põe a trabalhar uma porção de fiandeiros e tecelões, que anteriormente dedicavam-se a tais atividades como ocupações subsidiárias de seu trabalho agrícola; assim, transforma uma atividade subsidiária em principal, com o que coloca-os sob seu controle e comando, como trabalhadores assalariados.
O passo seguinte será removê-los de seus lares e reuni-los numa única oficina de trabalho. Neste processo simples fica evidente que o capitalista não preparou nem matéria prima, nem instrumentos, nem meios de subsistência para fiandeiros e tecelões.
Tudo o que ele fez foi, gradualmente, limitá-los a uma espécie de trabalho que os torna dependentes do comprador, o mercador e, assim, finalmente, eles estarão produzindo exclusivamente para ele e por intermédio dele.
Originalmente, comprava seu trabalho, apenas, mediante a compra de seu produto. Logo que se restringiram à produção deste valor de troca e, portanto, foram obrigados a produzir valores de troca imediatos e a trocar seu trabalho todo por dinheiro para poder prosseguir vivendo, caíram sob seu domínio.
Finalmente, mesmo a ilusão de lhe vender seus produtos desaparece. O mercador compra seu trabalho e arrebata-lhes, primeiramente, sua propriedade do produto, e, logo, sua propriedade dos instrumentos de trabalho, a menos que lhes permita a ilusão de propriedade para reduzir seus custos de produção.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário