sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Inglaterra 1870 - a metrópole do capital.


Em março de 1870, Marx escreve texto demonstrando que “somente a Inglaterra pode servir de alavanca para uma revolução econômica séria” e que seria o único pais em que a forma capitalista teria se apoderado de quase toda a população. Profetiza, ainda, que as condições materiais para a aniquilação do capitalismo estão “ao máximo amadurecidas”. Passados 141 anos, a profecia ainda não se realizou......
“Apesar da iniciativa revolucionária vir com maior verossimilhança da França, somente a Inglaterra pode servir de alavanca para uma revolução econômica séria. É o único país onde já não há mais nenhum camponês e onde a propriedade fundiária está concentrada em poucas mãos. É o único país onde a forma capitalista — quer dizer: o trabalho combinado em grande escala sob empresários capitalistas — se apoderou de quase toda a produção. É o único país em que a grande maioria da população consiste em trabalhadores assalariados (wages labourers). É o único país onde a luta de classes e a organização da classe operária pelas Trade Unions alcançou um certo grau de maturidade e de universalidade. Graças à sua dominação sobre o mercado mundial, a Inglaterra é o único país em que toda a revolução nas relações econômicas tem condições de repercutir imediatamente sobre o mundo inteiro. Se o sistema de senhores da terra [Landlordismus] e o capitalismo têm neste país a sua sede clássica, também, por outro lado, as condições materiais da sua aniquilação estão ao máximo amadurecidas. O Conselho Geral está agora na feliz situação de ter diretamente a mão nesta grande alavanca da revolução proletária; que loucura, sim, quase que se podia dizer: que crime não seria deixá-la apenas em mãos inglesas!
Os ingleses dispõem de todos os pressupostos materiais necessários para uma revolução social. Aquilo que lhes falta é o espírito de generalização e a paixão revolucionária.
......................................................................................................................
A Inglaterra não deve ser posta simplesmente no mesmo plano dos outros países. Temos de a considerar como a metrópole do capital.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário