domingo, 21 de agosto de 2011

FORMEN.Formações Econômicas Pré-Capitalistas. Parte 3


As notas de Marx (1857/58) sobre as FORMAS QUE PRECEDERAM A PRODUÇÃO CAPITALISTA ( Formen die der Kapitalistischen Produktion), comumente identificadas por FORMEN, usam uma linguagem simples e de fácil entendimento. Segue um pequeno trecho sobre o antagonismo Cidade – Campo, que teria começado com “a transição da barbárie para a civilização”:

“A maior divisão do trabalho material e mental é a separação da cidade e campo. O antagonismo entre cidade e campo começa com a transição da barbárie para a civilização, da tribo para o Estado, da localidade para a nação, e percorre toda a história da civilização até nossos dias ( a LIGA CONTRA A LEI DOS CEREAIS).
A existência da cidade implica , ao mesmo tempo, a necessidade de administração, de policia, de impostos, etc. , em resumo: do município e, portanto, da política em geral. Aí, primeiramente, tornou-se expressa a divisão da população em duas grandes classes, diretamente baseada na divisão do trabalho e nos instrumentos de produção.
A cidade já é, na realidade, a concentração de população, de instrumentos de produção, de capital, de prazeres, de necessidades, enquanto o campo representa, justamente, o oposto, seu isolamento e separação.
O antagonismo cidade X campo só pode existir como conseqüência da propriedade privada. É a mais crassa expressão da submissão do indivíduo sob a divisão do trabalho, a uma atividade definida que lhe é imposta – uma sujeição que transforma um homem em um limitado animal citadino e o outro em um restrito animal do campo e, diariamente, renova o conflito entre seus interesses.
O trabalho é, aqui, novamente, o elemento principal, o poder sobre os indivíduos e enquanto este existir a propriedade privada terá de existir.
A abolição do antagonismo entre cidade e campo é uma das primeiras condições da vida comunal, uma condição que depende , também,  de uma série de premissas materiais e que não pode ser atendida pela simples vontade, como qualquer um poderá constatar à primeira vista.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário