domingo, 22 de janeiro de 2012

Freud pouco sabia de Marx.


Em 16/7/10, o site www.perfeição.org publica uma postagem interessante sobre o tema “psicanálise e marxismo” e apresenta uma conclusão: Freud reconheceu, dois anos antes de sua morte, que pouco conhecia das idéias de Marx e Engels.

“Freud nunca chegou a conhecer bem o pensamento de Marx. Quem primeiro trouxe a discussão à Sociedade Psicanalítica de Viena foi Adler, mas ele não tinha uma boa compreensão do que estava expondo a Freud, que por sua vez, não se "empolgou" com o assunto.

Talvez o maior psicanalista que tenha trabalhado nessa síntese tenha sido o Reich. Ele era comunista, e muitos anos depois também apresentou a Freud algumas coisas de Marx. No entanto, ele também introduziu muitas de suas próprias idéias como sendo de Marx, e são elas que Freud critica em "O mal-estar na civilização". Ou seja, neste livro Freud critica muito mais Reich do que Marx.

Dois anos antes de morrer Freud reconheceu que seu conhecimento do marxismo era mínimo (assim como ele já tinha feito em "O mal-estar na civilização") e disse o seguinte:

"Sei que os meus conhecimentos sobre o marxismo não revelam nenhuma familiaridade maior, não mostram uma compreensão adequada dos escritos de Marx e Engels. Fiquei sabendo mais tarde, com certa satisfação, que nem um nem o outro negaram a influência dos fatores do ego e do superego. Isso desfaz o principal conflito que eu pensava existir entre o marxismo e a psicanálise."

Esta última citação eu extraí do livro "O marxismo na batalha das idéias", de Leandro Konder, p. 111.

2 comentários:

  1. Importante destacar, inclusive, que Reich --- assim como Marx --- era, em sua essência, um teórico panfletário.
    Veja-se, a título de exemplo, que, ao passo que Marx teve como principal foco o proletariado --- onde, a propósito, estaria reprimida a força capaz de transformar a realidade social ---, Reich pensou em uma solução para a questão de saúde social --- vale dizer, a repressão ---, consistente na educação sexual, com o objetivo, em síntese, de "libertar" os indivíduos das nefastas energias por neles contidas.
    Em outras palavras, o marxismo teve papel fundamental na percepção "reichiana" acerca dos nocivos efeitos da repressão sexual --- associada à finalidade capitalista, típica da sociedade burguesa, que "sugava" as energias vitais dos cidadãos --- causados nas pessoas, possibilitando a adoção de medidas sociais preventivas, hábeis a afastar a necessidade da ida ao "divã".
    A referida "combinação" de Reich acabou resultando em sua expulsão do PC --- posição tb adotada pela Associação Intenacional de Psicanálise ---, decorrente [em tese] da aproximação, iniciada por ele, entre psicanálise e política.
    Isolado, foi forçado a sair de Berlim p/ a Dinamarca, de onde, por influência nazista, fugiu rumo à Suécia.
    No final da década de 30, smj, já na Noruega, partiu para NYC, onde foi levado à prisão, tendo falecido no próprio cárcere, em decorrência de um ataque cardíaco.
    Last, but not least, ressalto o objetivo único de trazer alguma contribuição --- cuja relevância restará, sempre, submetida à superior aferição --- ao blog.
    Abraço forte,
    BR

    ResponderExcluir
  2. Caro BR,
    Certamente, nossos leitores agradecem as suas consistentes contribuições para a revisita ao pensamento do velho Karl e de seus contemporâneos.
    Super abraço
    Elysio

    ResponderExcluir