domingo, 6 de fevereiro de 2011

Marx, De Masi e Chris Anderson.


Domenico De Masi, o sociólogo italiano, inventor do “Ócio Criativo”, sempre se declarou marxista e, embora nunca tenha se filiado ao PCI, sempre votou com os comunistas.  De Masi, afirma que o trabalho é uma profissão e o ócio uma arte e sentencia que Marx previu o fim do trabalho: "Em 1857, isto é, há quase um século e meio, Marx tinha escrito : 'É chegado o tempo em que os homens não mais farão o que as máquinas podem fazer' e tinha concluído que o capitalismo, tendendo de forma inexorável para a abolição do trabalho, teria dessa forma provocado sua própria morte."
Mais recentemente, Chris Anderson, autor do best-seller mundial “A Cauda Longa” (“The Long Tail”) - Editora Campus-Elsevier – relembra o pioneirismo de Marx em “A Ideologia Alemã”. Uma observação – a expressão “Pro-Am” significa Profissionais e Amadores.
“ Com efeito, Karl Marx foi, talvez, o primeiro profeta da economia Pro-Am. Como observa o Demos, Marx sustentou em  “A Ideologia Alemã”, escrito entre 1845 e 1847, que o trabalho forçado, não-espontâneo e assalariado seria superado pela atividade autônoma.  Finalmente, esperava ele, chegaria um tempo em que a “produção material criará condições para que todas as pessoas disponham de tempo ocioso para o exercício de outras atividades”. Marx evocava uma sociedade comunista em que “..... ninguém tem uma esfera de atividade exclusiva, mas cada uma delas pode ser executada da maneira que mais aprouver a cada um (......) caçar de manhã, pescar de tarde, criar gado à noite, criticar depois do jantar, do mesmo modo como tenho uma mente, sem nunca ter sido caçador, pescador ou critico”.

2 comentários:

  1. Quando eu li o livro, várias vezes me perguntei como fica a questão das contradições do capital e sua superação em vista da evolução econômica,tecnológica e social. Veja a questão dos direitos intelectuais por exemplo. A internet coloca esta questão na berlinda. Como garantir o copyright? Os softwares de códigos abertos, e quando for possível as pessoas construírem bens como carros, elas mesmas através da internet? E quando as pessoas descobrirem que a representação política pode ser redesenhada pela internet? Os partidos, as instituições, a relação público-privada...?
    Questões....

    ResponderExcluir
  2. Paulo,em relação ao copyright veja o avanço do www.escute.com - "o som é livre"- anunciado hoje/7 de fevereiro pelo Gilberto Gil em anúncio de página dupla no jornal Valor Economico.Em relação à política, creio que ainda nesta década, alguma nação estará implantando o sufrágio via web.Enquanto isso, a reforma politica no Brasil de Sarney,Jader, Eduardo Cunha, et caterva......
    Elysio

    ResponderExcluir