quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

André Breton e o jovem Marx


André Breton (1896/1966), fundador do surrealismo, foi filiado ao PCF durante oito anos. Decepcionado com Stalin, deixou o Partido e aliou-se a Trotsky, já asilado no México. No manifesto “Por Uma Arte Revolucionária Independente”, redigido a quatro mãos com Diego Rivera, cita o jovem Marx e aprofunda a sua delirante tese de que ninguém deve “viver e escrever para ganhar dinheiro”.

“A idéia que o jovem Marx tinha do papel do escritor exige, em nossos dias, uma retomada vigorosa. É claro que essa idéia deve abranger também, no plano artístico e científico, as diversas categorias de produtores e pesquisadores. "O escritor, diz ele, deve naturalmente ganhar dinheiro para poder viver e escrever, mas não deve em nenhum caso viver e escrever para ganhar dinheiro . . . O escritor não considera de forma alguma seus trabalhos como um meio. Eles são objetivos em si, são tão pouco um meio para si mesmo e para os outros que sacrifica, se necessário, sua própria existência à existência de seus trabalhos . . . A primeira condição da liberdade de imprensa consiste em não ser um ofício.”
Íntegra do texto original em /www.andrebreton.fr

2 comentários:

  1. Bonjour, je me permets de vous donner le lien vers le tract d'où ce texte est tiré. http://www.andrebreton.fr/fr/item/?GCOI=56600100358020
    A bientôt,
    webmaster du site André Breton

    ResponderExcluir
  2. Prezado webmaster,
    Vou incluir o /www.andrebreton.fr no texto.
    Grato pela colaboração, este texto foi reproduzido do marxists.org.
    A bientôt
    Elysio Pires

    ResponderExcluir