quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Caminho para o Leninismo.


Em abril de 1960, na comemoração dos 90 anos de nascimento de Lênin, Ho Chi Minh conta a sua iniciação no Leninismo, em texto de ingenuidade comovente – ““O Caminho que me levou ao Leninismo”.
Seguem os 3 parágrafos iniciais. Para ler a íntegra, em português, acesse www.marxists.org/portugues/ho_chi_minh/1960/04/leninismo.htm

“Após a Primeira Guerra Mundial, eu levava minha vida em Paris, ora como retocador de fotografias, ora como pintor de “antiguidades chinesas” (feitas na França). Também distribuía panfletos denunciando os crimes cometidos pelos colonizadores franceses no Vietnã.
            Naquele tempo, eu apoiava a Revolução de Outubro apenas por intuição, não tendo em mente ainda toda sua importância histórica. Eu amava e admirava Lênin porque ele era um grande patriota que libertara seus compatriotas; até então, eu não havia lido nenhum de seus livros.
            A razão para eu ter me unido ao Partido Socialista Francês foi porque essas “damas e cavalheiros” – como eu chamava meus camaradas na época – demonstraram sua simpatia por mim, pela luta dos povos oprimidos. Mas eu não entendia o que era um partido, um sindicato, nem mesmo socialismo ou comunismo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário