terça-feira, 14 de maio de 2013

O Capital francês, em capítulos.

-->
Em março de 1872, o editor francês Maurice La Châtre (1814-1900) publica a 1ª edição francesa  de O Capital, com uma novidade: em fascículos, para, segundo Marx registra no prefácio, tornar a obra “mais acessível à classe operária”. La Châtre ( ou De La Châtre) é uma figura fundamental para a difusão do socialismo na Europa. Perseguido por Napoleão III - Napoleon, Le Petit segundo Victor Hugo – foge para a Espanha, onde abre uma livraria. Uma obra que marcou sua vida como editor foi o Dicionário Universal – uma espécie de enciclopédia de novas ideias. Maurice foi amigo fraterno de Allan Kardec, fundador do Espiritismo. Juntos criaram , em 1839, o Banco de Trocas ( Banque des Échanges) uma espécie de cooperativa, inspirada em Proudhon, que reunia profissionais de diversas áreas que trocavam mercadorias, produtos e serviços entre si.
No Prefácio, Marx destaca a originalidade do método de análise ( da mercadoria) e a dificuldade de compreensão:
“Ao cidadão Maurice La Châtre Caro cidadão,
Aplaudo a sua ideia de publicar a tradução de Das Kapital em fascículos periódicos. Sob essa forma a obra será mais acessível à classe operária e, para mim, essa consideração sobreleva qualquer outra.
Aí está o lado bom da sua medalha, mas eis o seu reverso: o método de análise que empreguei, e que ainda não havia sido aplicado aos assuntos económicos, torna bastante árdua a leitura dos primeiros capítulos, e é de temer que o público francês, sempre impaciente por concluir, ávido de conhecer a relação dos princípios gerais com as questões imediatas que o apaixonam, desanime, por não poder logo passar adiante.
E essa uma desvantagem contra a qual nada posso senão prevenir e premunir os leitores preocupados com a verdade. Não há estrada real para a ciência e só têm possibilidade de chegar aos seus cumes luminosos aqueles que não temem fatigar-se a escalar as suas veredas escarpadas.
Receba, caro cidadão, a certeza dos meus sentimentos dedicados.
Londres, 18 de Março de 1872
Karl Marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário