quarta-feira, 15 de maio de 2013

Marx em Lisboa.


A  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa promove, nos dias 24,25 e 26 de outubro próximo, a II Conferência Internacional Karl Marx. Segue trecho do material de divulgação.
“A obra de Karl Marx assumiu um impacto assinalável ao longo dos últimos cento e cinquenta anos, inspirando vários esforços de interpretação crítica da modernidade e do capitalismo. As apropriações de Marx não se limitam, contudo, às suas propostas no campo da teoria, tal como foram sendo desenvolvidas pela tradição marxiana. Hoje, como ao longo do século XX, marxismo nomeia também diversos e distintos movimentos que lutam pela superação do atual estado de coisas, em nome de outras formas, mais igualitárias, de organizar a vida em comum. Com o 2º Colóquio Internacional Karl Marx, a realizar em Lisboa a 24, 25 e 26 de Outubro de 2013, pretendemos convocar aqueles cuja prática e reflexão se cruzam com o marxismo, para uma discussão alargada sobre os usos possíveis de Marx e do(s) marxismo(s) para a análise social e histórica, para a luta política e para a produção filosófica, recebendo contribuições das áreas da economia, da política, da experiência militante, da história e da filosofia, bem como das restantes disciplinas das ciências sociais e humanas.
Nesse sentido, entendemos que a relevância do marxismo se estende muito para além das circunstâncias históricas e geográficas da sua génese, conhecendo permanentes atualizações e renovações em função dos seus usos. Em debate neste Congresso estará a forma como Marx e o(s) marxismo(s) foram interpretados e reivindicados em contextos não-Europeus, a apropriação e transformação de muitas das suas categorias no contexto de lutas como o feminismo ou o ecologismo, a renovação da crítica da economia política no contexto da atual crise, os novos debates em torno da ideia do comunismo, a interpretação e intervenção nos movimentos e mobilizações sociais emergentes.
”
Segue a url do evento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário