domingo, 5 de dezembro de 2010

Postone. Uma releitura de Marx. Parte 1


Moishe Postone, professor de história da Universidade de Chicago, tem despertado a ira dos marxistas tradicionais. Vou dedicar algumas postagens às análises do historiador. Pra começar, segue a critica de Denis Collin, quando do lançamento da versão francesa ( 2009) de “Tempo, Trabalho e Dominação Social”.
“ Postone propõe uma reinterpretação de Marx, em oposição radical ao marxismo tradicional, baseado na leitura não integrada dos Grundrisse ( os famosos “manuscritos”, observação minha)  e de O Capital, principalmente o livro 1, primeira secção, consagrada à mercadoria, e a secção IV. Diferentemente dos analistas que usam os Grundrisse em oposição a O Capital (Negri, por exemplo) e daqueles que se dedicam ao Capital e abandonam os Grundrisse, Postone propõe a leitura conjunta das duas obras, tomando os Grundrisse como a “chave” para a interpretação de O Capital.
Postone integra a longa lista de nossos dias daqueles que pretendem livrar Marx do “fardão” do marxismo, que não buscam simplesmente liberar o “verdadeiro Marx”, que não tencionam fazer uma “volta a Marx”, mas apenas iluminar uma leitura fecunda daquele que Michel Henry chama de “um dos maiores filósofos de todos os tempos”.
Para os que gostariam de conhecer, “sem intermediários”, as teses de Moishe Postone, basta acessar www.youtube.com/watch?v=apbqa3TSuZU        e assistir a sua intervenção no Congresso Marx International V, de 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário