Segue a
segunda parte da tradução livre dos comentários de Guillaume Collinet sobre o
livro “Le fétichisme chez Marx,
le marxisme comme théorie critique” de Antoine
Artous . Nesta postagem, Collinet registra o movimento de ruptura do
capitalismo e o movimento de “desencantamento do mundo”, na era burguesa.
“Este conceito não designa outra coisa que um véu pudico lançado sobre a origem do valor. Mais especificamente, este conceito abriga a intenção de refletir sobre a forma de opacidade específica que caracteriza as relações sociais capitalistas.
Cada
sistema social cria suas formas específicas de opacidade. No que concerne às
formas pré-capitalistas, esta opacidade tem a marca das relações sociais
de produção contidas nas relações de dependência
pessoal (patrão / escravo, senhor / servo ...) legitimadas pela referência a
uma ordem natural ou cósmica.
É
preciso constatar que, a partir deste ponto de vista, o capitalismo é um
ruptura. A era burguesa é marcada por um movimento de "desencantamento do
mundo" (Weber). Marx registra perfeitamente, esta ruptura; e é por isso que
ele ressaltou que o assalariado moderno não vende a sua pessoa, mas apenas a
sua força de trabalho (a relação salarial não é equivalente a uma dependência
pessoal).
No
entanto, Marx mostra também que, apesar da retirada dos deuses da vida da cidade, as relações sociais
capitalistas não são apresentadas como elas realmente são - ou seja, relações
de exploração.
Em vez
disso, elas mascaram a representação social do objeto - e da força de trabalho
– como mercadoria; elas tomam a forma de uma relação entre coisas, a qual se
atribui, fantasmagoricamente, o poder de definir a ordem social.
É para
prestar conta desta forma específica de opacidade, que consiste em coisificar uma
relação social, que Marx mobiliza a categoria de fetichismo, originalmente
destinada a caracterizar as formas de religiosidade as mais primitivas e o fato
de adorar um objeto ao qual eram atribuídos poderes divinos. Este empréstimo
tem inicialmente uma função crítica: uma categoria que identifica uma forma
arcaica é usada para capturar algumas características de sociedades ditas mais desenvolvidas.
Tais formas de opacidades específicas geradas por cada sistema social, como corretamente insiste Artous, não são uma mera ilusão, justificando a posteriori as relações de produção que poderiam sobreviver perfeitamente fora deles.
Estas
representações sociais constituem relações sociais a quem servem para legitimar. Elas são a pressuposição,
a condição. Sua redução a um mero reflexo, mais ou menos deformado, das
condições materiais de produção, pode autorizar, é verdade, alguns dos textos
de Marx.
Ela
tornou-se um verdadeiro lugar comum do marxismo ulterior. Este não é o menor
dos méritos do trabalho de Artous que rompe definitivamente com o lugar-comum.
Ele estabelece de forma convincente que o esforço permanente de Marx em pensar
a dimensão ideal das relações sociais não se enquadra com a teoria da
representação-reflexo.”
Referência:
Guillaume
Collinet, "Antoine Artous, o fetichismo de Marx marxismo como teoria crítica,"|
2006 posted 27 de dezembro de 2012, http://variations.revues.org/525
Nenhum comentário:
Postar um comentário