Em outubro de 2013, participei do II Congresso
Internacional Karl Marx, na Universidade
Nova de Lisboa. O tema da minha intervenção – Karl Marx, precursor do marketing
– teve, surpreendentemente, uma boa repercussão, mesmo entre os marxistas mais
“clássicos”. Seguem 2 pequenos trechos da minha palestra:
“Vamos iniciar
Imaginando duas bolsas femininas exatamente iguais – mesmas matérias primas,
mesmo design, mesmo acabamento, mesmo fabricante. Apenas uma pequena, mas não
imperceptível, diferença: uma delas tem a etiqueta Dolce & Gabbana e
custa 10 vezes mais......
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Quando a consumidora
compra a bolsa Dolce&Gabana não o faz pela necessidade de ter onde guardar
seus objetos de uso. Ela vê no objeto um meio de satisfação de seus desejos
de atração, sensualidade e ascensão social.
Ou, com afirma Marx na
Seção 4: “A primeira vista, uma mercadoria parece uma coisa trivial e que se
compreende por si mesma. Pela nossa análise mostramos que, pelo contrário, é
uma coisa muito complexa, cheia de sutilezas metafísicas e de argúcias
teológicas.”
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