sexta-feira, 23 de maio de 2014

Hoje, o Fetichismo da Mercadoria começa cedo....

Quando Marx criou o conceito de fetichismo da mercadoria, em 1867 – Volume I de O Capital – jamais imaginou os seus limites e até onde ele poderia chegar, neste início de século 21. A seguir dois  trechos do “Fetichismo da Mercadoria e o Seu Segredo “:
A primeira vista, uma mercadoria parece uma coisa trivial e que se compreende por si mesma. Pela nossa análise mostramos que, pelo contrário, é uma coisa muito complexa, cheia de sutilezas metafísicas e de argúcias teológicas.”
“.......a forma mercadoria e a relação de valor dos produtos do trabalho [na qual aquela se representa] não tem a ver absolutamente nada com a sua natureza física [nem com as relações materiais dela resultantes]. É somente uma relação social determinada entre os próprios homens que adquire aos olhos deles a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas. Para encontrar algo de análogo a este fenômeno, é necessário procurá-lo na região nebulosa do mundo religioso.”

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