domingo, 12 de junho de 2011

O estalinismo e o desvio para a direita.Uma visão trotskista.


Em maio de 1951, onze anos após a morte de seu marido - que conheceu em Paris em 1902 - Natalia Sedova Trotsky escreve carta de rompimento com a IV Internacional. No texto, acusa o estalinismo de caminhar em direção à “restauração do capitalismo”. Uma antecipação do capitalismo de estado (existiria?) da China Comunista de 2011? Uma mensagem para ser lida por Fidel e Raul?
“Obcecados por velhas e ultrapassadas fórmulas, continuam considerando o estado estalinista como um Estado obreiro. Eu não posso e não acompanharei vocês nisto. Depois do começo da luta contra a burocracia estalinista usurpadora, Trotsky repetia praticamente todos os anos, que o regime se deslocava para a direita, sob as condições de uma revolução mundial delongada e a conquista de todas as posições políticas pela burocracia na Rússia. Repetidas vezes sublinhou como a consolidação do estalinismo na Rússia conduzia a uma deterioração das posições econômicas, políticas e sociais da classe operária, e ao triunfo de uma aristocracia tirânica e privilegiada. Se esta tendência continuar, disse, a revolução esgotar-se-á e a restauração do capitalismo será atingida. Infelizmente, isso foi o que aconteceu, mesmo se em formas novas e inesperadas. Não há nenhum país no mundo onde as autênticas idéias e os autênticos defensores do socialismo sejam perseguidos tão barbaramente [como na Rússia]. Deveria ficar claro para todo o mundo que a revolução foi completamente arruinada pelo estalinismo. Todavia, vocês continuam dizendo ainda que sob este regime inominável, a Rússia é um Estado operário ou com algo de socialismo. Acho isto como um ataque ao socialismo. O estalinismo e o Estado estalinista não tem parecido em nada com um Estado operário e com o socialismo. Eles são os mais perigosos inimigos do socialismo e da classe obreira.”

2 comentários:

  1. Nesse ponto, eu sou obrigado a discordar de Sedova.

    Penso, como Trotsky -a posição da IV criticada na missiva- que, mesmo sob degeneração burocrática, a URSS ainda era Estado Operário (e como tal fazendo jus a defesa diante de agressão capitalista).

    A burocracia faria a restauração capitalista cedo ou tarde, como de fato fez, a não ser que viesse a ser derrubada em nova revolução popular. São as duas variantes hipotéticas em aberto. Ocorre que Natália Sedova, onde havia uma possibilidade, já assinalava um fato consumado.

    ResponderExcluir
  2. J.L.
    Creio que Sedova se "inspirou"em texto de seu marido, de 1940 - pouco antes de sua morte:
    “ Para o sexagésimo aniversário de Stálin obrigaram aos operários dos Urais a trabalhar durante um ano e meio no gigantesco retrato do odiado “pai dos povos” feito de pedras preciosas, empresa digna de um Xeque persa ou de uma Cleópatra egípcia. Um regime capaz de cair em tais abominações inevitavelmente granjeará o ódio das massas.”

    ResponderExcluir