sábado, 28 de maio de 2011

Princípios básicos do comunismo by Engels, 2


Em novembro de 1847, alguns meses antes da divulgação do “Manifesto”, Engels produz um texto “didático” com perguntas e respostas para explicar os “Princípios Básicos do Comunismo”. A pergunta numero 6 é “Que classes de trabalhadores houve antes da revolução industrial?”
R – “Conforme as diferentes etapas de desenvolvimento da sociedade, as classes trabalhadoras viveram em condições diversas e tiveram posições igualmente diversas em relação às classes proprietárias e dominantes. Na Antiguidade, os trabalhadores eram escravos dos proprietários, como ainda o são em muitos países atrasados, como no sul dos Estados Unidos. Na Idade Média eram servos dos nobres proprietários de terras, como ainda o são na Hungria, na Polônia e na Rússia. Na Idade Média, e até à revolução industrial, houve ainda, além disso, nas cidades, oficiais artesãos que trabalhavam ao serviço de mestres pequeno-burgueses e, pouco e pouco, com o desenvolvimento da manufatura, apareceram os operários das manufaturas que eram já empregados por grandes capitalistas.”

3 comentários:

  1. Excelente lição de Engels, sempre muito claro.

    ResponderExcluir
  2. Certo, J.L. Como integrante de uma familia alemã da alta burguesia e dirigente da tecelagem do pai na Inglaterra, Engels conhecia o tema na teoria e na prática.

    ResponderExcluir