segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Os Manuscritos de Paris.


Em setembro de 1843, o jovem casal Jenny/Marx ( 29 e 25 anos) fixa residência em Paris. Ali Marx entra em contato com os socialistas Bakunin e Proudhon e inicia seus estudos de economia. Em agosto de 1844 redige os Manuscritos Econômicos Filosóficos, também conhecido como Manuscritos de Paris, embora sua publicação integral somente ocorreria em 1932.
No prefácio do primeiro manuscrito o jovem Karl faz uma interessante reflexão sobre a passagem do feudalismo para o capitalismo ( ou, como ele sempre classificou, “ o modo de produção capitalista”). Para ilustrar a estadia parisiense seguem duas fotos:  a residência na Rue Vanneau e o Café Regence, dos encontros com Engels que iriam seguir por toda a vida.
“Justamente por deixar a Economia Política de entender as interconexões dentro desse movimento, foi possível opor a doutrina de competição à de monopólio, a doutrina de liberdade da profissão à das guildas, a doutrina de divisão da propriedade imobiliária a dos latifúndios; pois a competição, liberdade de ocupação e divisão da propriedade imobiliária foram concebidas tão-somente como consequências fortuitas produzidas pela vontade e pela força, em vez de consequências necessárias, inevitáveis e naturais do monopólio, do sistema de guildas e da propriedade feudal.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário