Selecionei um trecho de
artigo de Eustáquio de Carvalho Sant’Ana que analisa o fenômeno do consumismo à
partir dos pressupostos do fetichismo da mercadoria, elaborados por Marx, no
volume 1 do Capital. A tese está alinhada com a proposta deste blog, que causou
arrepios em marqueteiros amigos – a de que Marx antecipou o marketing, em pleno
século 19. Segue também a criativa ilustração do artigo.
“Logo, o que Marx quer dizer com fetichismo da
mercadoria, é o fato do produto exercer um controle – sobrenatural até - sobre
o comprador. Muito além daquele do valor de uso, ou seja, a finalidade a que se
destina o produto. O sujeito pode comprar uma calça jeans Fórum não pela
simples necessidade de vestir o corpo, mas muito mais, enquanto uma
possibilidade de satisfazer seus desejos refletidos através do significado da
calça Fórum. Muito mais que cobrir o corpo nu, o comprador vê a calça enquanto
um meio para satisfação dos seus desejos de atração, de identidade, de
sensualidade, de ascensão social, etc. Esse é apenas um exemplo de uma lista
que pode ser extensamente indefinida. Mas a calça jeans Fórum de nada significa
para o sujeito se não houvesse por trás, toda propaganda do fabricante que
transmite seus horizontes aos destinatários.”
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