sexta-feira, 10 de maio de 2019

Comunismo para crianças

"Um livro para todas as pessoas que desejam um mundo melhor"

Em 2004, a ensaísta alemã Bini Adamczak lançou o livro publicado originalmente com um título diferente do destacado acima (versão inglesa e brasileira). Na publicação germânica o título era “Comunismo: uma pequena história de como tudo finalmente será diferente”.
Nas próximas postagens vamos avaliar o conteúdo.
Para uma reflexão inicial fica um trecho de consistente artigo de Marilia Noleto no Jornal Opção, em julho de 2018, quando do  lançamento em lingua portuguesa:
“A impressão que fica é de que Bini, ao usar a linguagem infantil, trata seus leitores como “alunos do Prézinho”, principalmente aqueles contrários ao comunismo, numa dose de sarcasmo e até mesmo um pouquiiiinho de desdém. É quase como se ela quisesse dizer: “entendeu ou quer que desenhe?”. E por sinal, ela desenha sim! O texto é ilustrado por imagens de sua autoria, com pegada bastante lúdica, garantindo ainda mais leveza e fluidez à leitura, transportando o leitor de volta aos tempos em que se pedia à professora os livros que tinham “figurinhas”. Segue link para íntegra do texto




Nenhum comentário:

Postar um comentário