domingo, 5 de maio de 2019

Os 201 anos do nascimento de Marx

Um momento de relembrar as suas origens já postadas neste blog:
As origens. 1/3
Trier, a cidade mais antiga da Alemanha – criada pelos romanos no ano 16 a.C. - foi considerada a “segunda Roma” por ser capital do Império Romano do Ocidente, no final do século III . No século IV, a cidade já tinha 80 mil habitantes.
Em 5 de maio de 1818, o autor de O Capital nasce em um quarto do segundo andar da casa alugada por seu pai Hirschel Marx no nº 664 da Brückengasse ( hoje Brückenstrasse, 10) para residência e escritório de advocacia.
Hirschel, dono de dois vinhedos no vale do Mosela, se converte ao luteranismo para exercer sua profissão de advogado e altera seu nome para Heinrich Marx. É bem sucedido em seu trabalho como advogado e compra uma residência, hoje no número 8 da Simeonstrasse, perto do antigo portão romano, Porta Nigra.
O judaísmo está presente na história da família Marx com alguns dos rabinos mais importantes da Europa e lideres religiosos em Trier desde 1693.
O avô do menino Karl, Meyer Halevi, quando se tornou rabino da cidade adotou o nome de Marx Levi.
Uma informação relevante sobre a infância de Marx é a participação de seu futuro sogro, Ludwig von Westphalen, responsável por sua paixão por Shakespeare, Schiller e Goethe. Ludwig e o menino passeavam durante horas pelas florestas à margem do Mosela, discutindo filosofia.
Aos doze anos é aluno da escola Friedrich Wilhelm, no nº2 da Olewiger Strassse. Uma placa faz, hoje,  o registro do emérito estudante.

As origens. 2/3
Em 1830, aos 12 anos, Karl ingressa na escola Friedrich Wilhein e testemunha a interferência do Estado prussiano na vida escolar – os filósofos franceses são proibidos ( ajuda a explicar a paixão futura por Rousseau ) e substituídos pela conservadora filosofia oficial alemã. Oficiais prussianos espionavam a vida escolar – um aluno é preso e o diretor demitido.
Aos 17 anos, ainda na escola, Marx produz um texto para o exame oficial com o título “ Considerações de um jovem para a escolha de uma profissão”. Duas propostas deste trabalho antecipam o futuro do autor: a) a melhor profissão é a que proporciona a oportunidade de trabalhar para a felicidade do maior número de pessoas; b) os obstáculos e necessidades da vida fazem com que ela siga seu curso sem que as pessoas possam determina-lo.
No período escolar aperfeiçoa o seu relacionamento com a família Westphalen, iniciado com as longas conversas com Ludwig ( vide texto 1/3). Fica amigo de Edgar von Westphalen, irmão da paixão eterna de sua vida Jenny von Westphalen.

As origens. 3/3

O relacionamento de Karl com Ludwig von Westphalem e seu colega de escola Edgar von Westphalem, pai e irmão de Jenny, iniciou um relacionamento que iria durar toda uma vida.
Conhecida com “a menina mais bonita de Trier “, Jenny era de uma das famílias mais influentes da aristocracia prussiana. Intelectual apaixonada pelo romantismo alemão e estudiosa da filosofia francesa e alemã seria a principal “revisora” dos futuros manuscritos de Marx.
Dois anos mais velha que sua paixão, desfaz o noivado com um jovem tenente e assume , em 1836 (18 anos de Marx ) um compromisso secreto – casar com o jovem Marx.
O casamento aconteceria apenas em 1843. Durante este período Marx  - estudante em Berlim - vinha a Trier apenas para visitar a amada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário