Selecionei um
trecho de artigo de Eustáquio de Carvalho Sant’Ana que analisa o fenômeno do consumismo
à partir dos pressupostos do fetichismo da mercadoria, elaborados por Marx, no
volume 1 do Capital. A tese está alinhada com a proposta deste blog, que causou
arrepios em marqueteiros amigos – a de que Marx antecipou o marketing, em pleno
século 19. Segue também a criativa ilustração do artigo.
“Logo, o que Marx
quer dizer com fetichismo da mercadoria, é o fato do produto exercer um
controle – sobrenatural até - sobre o comprador. Muito além daquele do valor de
uso, ou seja, a finalidade a que se destina o produto. O sujeito pode comprar
uma calça jeans Fórum não pela simples necessidade de vestir o corpo, mas muito
mais, enquanto uma possibilidade de satisfazer seus desejos refletidos através
do significado da calça Fórum. Muito mais que cobrir o corpo nu, o comprador vê
a calça enquanto um meio para satisfação dos seus desejos de atração, de
identidade, de sensualidade, de ascensão social, etc. Esse é apenas um exemplo
de uma lista que pode ser extensamente indefinida. Mas a calça jeans Fórum de
nada significa para o sujeito se não houvesse por trás, toda propaganda do
fabricante que transmite seus horizontes aos destinatários.”
Qual artigo?
ResponderExcluirMarcelo,
ResponderExcluirA integra do artigo está em
http://sociolosofia.blogspot.com.br/2009/07/materia-o-fetichismo-da-mercadoria.html
Valeu!
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