sábado, 7 de abril de 2012

O fetichismo da mercadoria - de Marx a Lacan.

-->
A professora Isleide Arruda Fontenelle, em “ O trabalho da ilusão: produção, consumo e subjetividade na sociedade contemporânea”, faz uma excelente análise da evolução do fetiche, do velho Karl à Lacan, com passagem por Freud. Selecionei o parágrafo final :

“A relação constitutiva entre corpo e alienação – tão presente nas teorias marxista e psicanalítica – precisa ser retomada a partir dessa nova perspectiva dada pela realidade social na qual nos encontramos: chegamos a um estágio tal de descartabilidade, desterritorialização, descontinuidade temporais, que o fetiche ganha um estranho formato nessa nova era tido como “do acesso”: de não haver mais um objeto a ser consumido, mas apenas gozado – o que coincide com o que foi dito por Zizek em sua palestra no Brasil em 2004 – que os lacanianos já estão se dando conta de um “estranho fenômeno: o fetichismo sem objeto”.
É preciso buscar, portanto, onde está o Real da ilusão nessa nova forma de organização social da ilusão. Ou seja: o lugar onde o sujeito busca “dar consistência à sua identidade fora dos ‘títulos’, dos referenciais que o situam na rede simbólica universal, uma maneira de presentificar (...) sua fantasia” (Zizek, 1991, p. 149-150).

Nenhum comentário:

Postar um comentário