domingo, 1 de abril de 2012

Marx e o golpe de 1º de abril.

-->
Lá se vão  48 anos, do golpe militar de 1º de abril de 1964. O melhor da história é que os milicos de ontem e alguns desinformados de hoje ainda chamam de “revolução de 31 de março”. Qual a justificativa da milicada para depor o Presidente João Goulart ( tentativa mal sucedida em 1961) ?
Tratava-se de um comunista, um “agente de moscou”. O latifundiário Jango era o terror do movimento “Tradição, Família e Propriedade”, um subproduto da guerra fria ( fria??) que transformou o velho Karl em Deus ou diabo, dependo do lado da cortina de ferro e da visão de mundo do interlocutor. Vale registrar que com o fim do confronto EUA X URSS, o mundo retomou a visão mais serena e analítica da obra de Marx – objeto deste blog.
Dois acontecimentos colaboraram com o golpe militar – o comício da Central do Brasil e o discurso de Jango para os sargentos, no Automóvel Club. Do segundo cabe o registro, na ocasião, da manifestação de Luis Carlos Prestes – líder do “Partidão” : “muito radical”....
Uma sugestão para o Prefeito Eduardo Paes: que tal trocar a denominação do “Viaduto 31 de março” para “Viaduto João Goulart” ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário