domingo, 27 de maio de 2018

O Comunismo antimarxiano.

O sociólogo José de Souza Martins publicou no Valor Económico de 25/05/18 um interessante artigo – “Os miseráveis” – que estimula uma reflexão sobre os desvios dos “tradicionais marxistas” que ainda acreditam na “ditadura do proletariado “- um conceito abandonado por Marx e Engels na idade madura.
A seguir alguns trechos do artigo:
“O sociólogo alemão Max Weber mostrou que o capitalista verdadeiro é o empresário que atende a vocação impessoal de fazer o sistema funcionar. O próprio Karl Marx, autor da primeira teoria cientificamente fundamentada do que é a sociedade capitalista, já havia apontado que o capitalista é um funcionário do capital, e não um senhor feudal da riqueza injustamente acumulada com base em privilégios de mando e dominação. Lucro é outra coisa.”..........................................
“O pseudocapitalismo residual latino-americano e o pseudosocialismo regional, resto de concepções dos fracassos do comunismo antimarxiano, são face e contraface das mesmas insuficiências de compreensão do processo histórico e das limitadas possibilidades da região.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário