domingo, 19 de março de 2017

Fetichismo by Marshall Berman

Marshall Berman iniciou sua carreira de marxista desde garoto ao ler os “Manuscritos Econômico-Filosóficos”. Selecionei alguns trechos interessantes de seu “Aventuras no Marxismo” sobre o Fetichismo da Mercadoria – a contribuição original de Marx para entender, em 1867, a futura sociedade do consumo.

“ O fetichismo das mercadorias é um mito determinista criado para conservar a ordem vigente, convencendo as pessoas que nela vivem de que não tem como agir diferentemente. Imaginando-se privados de liberdade, os homens se transformam em homens sem liberdade: sua profecia de impotência se autoconcretiza.”

“ O fetichismo, portanto, impregna a exuberância juvenil do capitalismo de um fervor religioso – e de uma ingenuidade religiosa; o desencantamento surge com a plenitude dos anos e pode afrouxar o passo, mas deixa uma nova liberdade em sua esteira.”

“Homens movidos pelo “fetichismo”, seja ele religioso, político ou econômico, avançam cegamente, como locomotivas em alta velocidade numa trilha única; colidem e destroem-se uns aos outros, isso é algo que simplesmente não têm como evitar, não há nada a fazer.”



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