sexta-feira, 3 de abril de 2015

A revolução social na Inglaterra de 1870.

Em março de 1870, Marx  escreve na revista Die Neue Zeit, um artigo sobre as pré-condições para a revolução inglesa. Seguem dois trechos.
“Apesar da iniciativa revolucionária vir efetivamente da França, somente a Inglaterra pode servir de alavanca para uma revolução econômica séria. É o único país onde já não existem mais camponeses e onde a propriedade fundiária está concentrada em poucas mãos. É o único país onde a forma capitalista — quer dizer: o trabalho combinado em grande escala sob empresários capitalistas — se apoderou de quase toda a produção. É o único país em que a grande maioria da população consiste em trabalhadores assalariados (wages labourers). É o único país onde a luta de classes e a organização da classe operária pelas Trade Unions alcançou um certo grau de maturidade e de universalidade.
.............................................................................................................................
“Os ingleses dispõem de todos os pressupostos materiais necessários para uma revolução social. Aquilo que lhes falta é o espírito de generalização e a paixão revolucionária.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário