domingo, 20 de janeiro de 2013

O prefácio do Manifesto, em 1888.


Em janeiro de 1888, 5 anos após a morte de Marx, Engels redige prefácio para a edição inglesa do Manifesto. Transcrevo aqui um trecho onde ele conclui que o conceito da luta de classes estaria destinado a fazer pela história o que o evolucionismo de Darwin fez pela biologia.
“Embora o Manifesto seja nossa produção conjunta, considero-me obrigado a declarar que a proposição fundamental que forma o seu núcleo pertence a Marx. Essa proposição é: que, em qualquer época histórica, o modo predominante da produção económica e da troca, e a organização social que dele necessariamente decorre, formam a base sobre a qual se constrói, e só a partir da qual pode ser explicada, a história intelectual e política dessa época; que, consequentemente, toda a história da humanidade (desde a dissolução da sociedade tribal primitiva, detendo a terra em posse comum) tem sido uma história de lutas de classes, de conflitos entre classes exploradoras e exploradas, entre classes dominantes e oprimidas; que a história destas lutas de classes forma uma série de evoluções na qual se alcançou hoje um estágio em que a classe oprimida e explorada — o proletariado — não pode atingir a sua emancipação do jugo da classe dominante e exploradora — a burguesia — sem emancipar, ao mesmo tempo e de uma vez por todas, toda a sociedade de qualquer exploração e opressão, de quaisquer distinções de classes e lutas de classes.
Já alguns anos antes de 1845 estávamos ambos a aproximar-nos gradualmente desta proposição que, na minha opinião, está destinada a fazer pela história o que a teoria de Darwin fez pela biologia. Até que ponto eu tinha progredido independentemente em direção a ela é a minha Situação da Classe Operária em Inglaterra que melhor o mostra. Mas, quando voltei a encontrar Marx, em Bruxelas, na primavera de 1845, já ele a tinha formulado e  me apresentou em termos quase tão claros como aqueles em que aqui a expus.”

2 comentários:

  1. Caro Elysio,
    A propósito da comparação feita por ENGELS, peço vênia para um breve -- e despretensioso, é bom que se diga -- comentário.
    Veja-se que DARWIN acabou não notando que a evolução redundaria -- cedo ou tarde -- na distinção -- sobretudo ´qualitativa´-- entre as características do homem e das demais espécies.
    Com efeito, no instante em que o homem criou instrumentos de trabalho, sua evolução passou a ser regida de forma diversa das espécies restantes.
    Em outras palavras -- pelo inegável efeito da seleção natural --, a espécie humana acabou por adaptar-se a novas circunstâncias e ambiente, deixando, por consequência, de ser tão somente uma espécie animal.
    Na realidade, no decorrer de sua evolução, o homem não se restringe a moldar-se ao meio; ao contrário, ele adequa o meio a si próprio. Segundo MARX, "[...] o homem age em face da matéria natural como uma força natural. [...] age sobre a natureza exterior, modifica-a e modifica ao mesmo tempo a sua própria natureza.".
    Assim, alterando -- de modo consciente -- o meio, o homem não se limita a combater e eliminar outras espécies.
    Bem vistas as coisas, ele 'esculpe' o mundo com espécies por ele mesmo selecionadas.
    Logo, a "luta pela existência" humana não resta marcada pelo intuito da implacável "luta pela vida", preconizada por DARWIN e MALTHUS, mas sim pelo caráter criador e construtivo.
    Last but not least, gratíssimo pela lembrança deste -- que já tornou-se, para mim, inesquecível -- blog. Lapiseira e caneta sempre no bolso!
    Forte abraço,
    BR

    ResponderExcluir
  2. Caro BR,
    Mais uma vez seu comentário amplia a reflexão de uma postagem do blog. As afinidades/coincidências do pensamento de Darwin e Marx/Engels crescem quando se mergulha na obra dos 3 pensadores. 1859, por exemplo, é o ano da publicação da "Contribuição à crítica da economia política" e da "Origem das espécies". Os 3 moravam em Londres. A admiração de Marx por Darwin chegou a gerar a especulação de que o primeiro teria consultado o segundo para dedicar-lhe O Capital - pura especulação!!!
    abs

    ResponderExcluir