quinta-feira, 28 de abril de 2011

"Todos somos um pouco marxistas, sem o saber?"


Em comemoração ao centenário de nascimento de Marx, em 1918, Gramsci escreve um texto - Marx e o Reino da Consciência - que merece uma reflexão, decorrido quase um século.
“Marx não escreveu um catecismo, não é um messias que tenha deixado uma fieira de parábolas carregadas de imperativos categóricos, de normas indiscutíveis, absolutas, fora das categorias do tempo e do espaço. Seu único imperativo categórico, sua única norma é: "Proletários do mundo inteiro, uni-vos." Portanto, a discriminação entre marxistas e não marxistas teria de consistir no dever da organização e da propaganda, no dever de organizar-se e associar-se. Isto é muito e, ao mesmo tempo, muito pouco: quem não seria marxista? E, sem dúvida, assim são as coisas: todos são um pouco marxistas sem o saber. Marx foi grande e sua ação foi fecunda não porque tenha inventado a partir do nada, não por haver engendrado com sua fantasia uma original visão da história, mas porque com ele o fragmentário, o irrealizado, o imaturo, se fez maturidade, sistema, consciência. Sua consciência pessoal pode converter-se na de todos, e já é de muitos; por isso Marx não é apenas um cientista, mas também um homem de ação; é grande e fecundo na ação da mesma forma que no pensamento, e seus livros transformaram o mundo, assim como transformaram o pensamento.”

3 comentários:

  1. Pior [ou melhor!] é que sim. Todos somos algo marxistas, ainda que inconscientemente. Imagine, sobretudo, aqueles [muitos] brasileiros que não tiveram acesso à cultura ou, sequer, alfabetizados foram, não tendo tomado conhecimento, portanto, da existência do velho e bom Karl. Eles, em inúmeros casos, não deixam, no entanto, de formar grupos organizados com a finalidade precípua de protestar [no bom sentido do termo] por seus direitos. É o caso, v.g., da maioria dos integrantes do MST, os quais [muito provavelmente] ainda não tiveram a oportunidade de ouvir o nome de Marx, quiçá ler alguma de suas obras. Logo, salvo melhor juízo, acho que Gramsci foi muito feliz em seu pensamento. Bela postagem, caro Elysio. Abraço forte,

    ResponderExcluir
  2. "com ele o fragmentário, o irrealizado, o imaturo, se fez maturidade, sistema, consciência"

    Já estava tudo aí- o grande mérito de Marx foi levantar o véu. Pegar a dialética de Hegel e virá-la de cabeça para baixo, afinal, "se vai da Terra ao Céu", e não o contrário.

    ResponderExcluir
  3. Prezado J.L,
    Muito oportuno. Realmente Marx foi um "levantador de véus".... Em relação ao mestre Hegel, confesso a vc que comecei a ler recentemente e estou tendo um impacto semelhante ao do jovem Karl quando chegou na faculdade e se alinhou com os hegelianos de esquerda.Confesso que estou indo do "Céu pra Terra"......
    elysio

    ResponderExcluir