quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Revolução versus Sufrágio Universal

“Os comunistas sabem muitíssimo bem que todas as conspirações são não apenas inúteis, como mesmo prejudiciais. Eles sabem muitíssimo bem que as revoluções não são feitas propositada nem arbitrariamente, mas que, em qualquer tempo e em qualquer lugar, elas foram a consequência necessária de circunstâncias inteiramente independentes da vontade e da direção deste ou daquele partido e de classes inteiras. “ Manuscrito de Engels ( “Princípios Básicos do Comunismo” ) de novembro de 1847 e publicado ,pela primeira vez, em 1914.

 “A conquista do sufrágio universal na Inglaterra seria, por conseguinte, uma reforma que mereceria ser qualificada de socialista, mais do que qualquer outra medida agraciada com esse nome no continente.” Marx, em 1850, no New York Daily Tribune.
“O modo de luta de 1848 está hoje ultrapassado em todos os aspectos.” “Com esta utilização vitoriosa do sufrágio universal entrara em ação um modo de luta totalmente novo do proletariado, modo de luta esse que rapidamente se desenvolveu.” ”A ironia da história universal põe tudo de cabeça para baixo. Nós, os "revolucionários", os "subversivos", prosperamos muito melhor com os meios legais do que com os ilegais e a subversão.” Prefácio de Engels (1895) para a 4ª edição alemã da “Luta de Classes na França 1848-1850”.
Ou como afirmou Pepe Mujica, “ a verdadeira transformação política deve acontecer de baixo para cima, com a democracia”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário