terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Sociedade Civil by Marx/Engels

Em 1845-1846 Marx e Engels produzem a obra conjunta "A Ideologia Alemã". Segue transcrição de um trecho sobre “a sociedade civil” e cabe aqui uma ressalva relevante: no original alemão a expressão é “bürgerliche gesellschaft “ mas, segundo o tradutor a expressão tem ambivalência ( sociedade burguesa ) que estaria caracterizada no último período.
“ A sociedade civil compreende todo o intercâmbio material dos indivíduos em uma determinada etapa do desenvolvimento das forças produtivas. Compreende toda a vida comercial e industrial  de uma etapa, e nesta medida transcende o Estado e a nação, embora, por outro lado, tenha de se fazer valer em relação ao exterior como nacionalidade e de se articular como Estado em relação ao interior. O termo sociedade civil surgiu no século XVIII, quando as relações de propriedade já se tinham  desembaraçado da comunidade antiga e medieval.

A sociedade civil como tal somente se desenvolve com a burguesia; a organização social que se desenvolve a partir diretamente da produção e do intercâmbio, e que em todos os tempos forma a base do Estado e da restante superestrutura idealista, continuou sempre, no entanto, a ser designada com o mesmo nome.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário