sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Marx - obra inacabada

"Fundamentalmente, a obra de Marx está inacabada; como se verá, nela não há nem uma teoria das classes sociais, nem uma verdadeira teoria do Estado, enquanto a proposta do autor de O Capital era exatamentelevar até lá a sua crítica da economia política. Se há de se fazer uma censura a Engels, não é de ter sido um mau materialista traindo o pensamento de seu amigo, mas de ter apresentado como acabado um pensamento que não cessava de levantar novas interrogações. É exatamente por estar inacabado que o pensamento de Marx é importante hoje para nós."

Denis Collin, no prefácio do Compreender Marx ( Editora Vozes)

2 comentários:

  1. “Marx não regressará como uma inspiração política para a esquerda até que se compreenda que seus escritos não devem ser tratados como programas políticos, mas sim como um caminho para entender a natureza do desenvolvimento capitalista”.

    Eric Hobsbawn
    Infelizmente Marx partiu antes de nos dar estas contribuições, mas isso não deve nos impedir de buscar agora os novos mecanismos capitalistas da contemporaneidade.

    ResponderExcluir
  2. David,
    Sua observação está afinada com o objetivo central deste blog. Nosso objetivo é aprofundar o diagnóstico e não buscar soluções. O marxismo não é síntese, mas antítese.
    elysio

    ResponderExcluir