sábado, 26 de outubro de 2019

Presente!!

“O melhor conhecedor do capitalismo foi um alemão anticapitalista chamado Karl Marx (1818 – 1883). Decifrou-lhe os mistérios e contradições. .............................................
Se a esquerda também lesse Marx , não cometeria os erros que têm sido frequentes em sua história, apesar dos acertos interpretativos da sociologia marxiana.”

Do excelente artigo de José de Souza Martins  no Eu&Fim de Semana (Valor Econômico de 25/10/19.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

O Marxismo é um método e não uma doutrina

“Todo o modo de concepção de Marx, porém, não é uma doutrina, mas um método. Não existem dogmas prontos para uma investigação ulterior, mas o método para esta investigação.”
Carta de Engels a Werner Sombart, em 11 de março de 1895, 5 meses antes de sua morte e  12 anos após o falecimento de Karl.

Publicada em 1961 na revista  Beltrage zur Geschichte der deutschen Arbeiterbewegung nº3

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Dante e o Manifesto

“O Manifesto Comunista presta plena justiça à ação revolucionária do capitalismo no passado. A primeira nação capitalista foi a Itália. O final da Idade Média feudal, o limiar da era capitalista moderna, está assinalado por um homem com proporções de gênio. É um italiano — Dante, ao mesmo tempo o último poeta da Idade Média e o primeiro poeta moderno. Hoje, como em 1300, uma nova era histórica se destaca. Produzir-nos-á a Itália o novo Dante que assinalará a hora do nascimento desta era proletária? “
Em fevereiro de 1893, Engels redige o prefácio da edição italiana do Manifesto Comunista e começa destacando o fato que a publicação inicial quase coincidiu com o 18 de março de 1848, o dia das revoluções de Milão e Berlim.

Merece um destaque especial o último parágrafo, com a expectativa do surgimento de um novo Dante....