domingo, 22 de janeiro de 2017

As origens. 1/3



Trier, a cidade mais antiga da Alemanha – criada pelos romanos no ano 16 a.C. - foi considerada a “segunda Roma” por ser capital do Império Romano do Ocidente, no final do século III . No século IV, a cidade já tinha 80 mil habitantes.
Em 5 de maio de 1818, o autor de O Capital nasce em um quarto do segundo andar da casa alugada por seu pai Hirschel Marx no nº 664 da Brückengasse ( hoje Brückenstrasse, 10) para residência e escritório de advocacia.
Hirschel, dono de dois vinhedos no vale do Mosela, se converte ao luteranismo para exercer sua profissão de advogado e altera seu nome para Heinrich Marx. É bem sucedido em seu trabalho como advogado e compra uma residência, hoje no número 8 da Simeonstrasse, perto do antigo portão romano, Porta Nigra.
O judaísmo está presente na história da família Marx com alguns dos rabinos mais importantes da Europa e lideres religiosos em Trier desde 1693.
O avô do menino Karl, Meyer Halevi, quando se tornou rabino da cidade adotou o nome de Marx Levi.
Uma informação relevante sobre a infância de Marx é a participação de seu futuro sogro, Ludwig von Westphalen, responsável por sua paixão por Shakespeare, Schiller e Goethe. Ludwig e o menino passeavam durante horas pelas florestas à margem do Mosela, discutindo filosofia.
Aos doze anos é aluno da escola Friedrich Wilhelm, no nº2 da Olewiger Strassse. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário